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ESCUTE O SEU CORPO PARA MELHORAR SEU RENDIMENTO NA CORRIDA21/07/2015
Atualmente, a grande quantidade de produtos eletrônicos para a utilização nos esportes e a rapidez com que novos modelos são lançados muitas vezes nos leva, equivocadamente, a pensar: “Eu preciso de um desses pra melhorar meus treinos”.

A partir daí gostaria de provocar a seguinte reflexão: Como devemos quantificar nosso esforço? Sensações ou números?

Quando ficamos presos aos números, muitas vezes subestimamos ou superestimamos nossos treinos, prejudicando em longo prazo nossa evolução. Em condições normais, correr a 5 min/km pode ser moderado, mas, se você estiver cansado pode ser que se torne difícil correr esse mesmo km em 5 minutos.

Perceba a diferença quando treinamos baseados na sensação do esforço: independente de estarmos cansados ou não correr 5 minutos de forma moderada será sempre correr 5 minutos moderado, mesmo que a distância para este estímulo seja diferente de uma semana para a outra. Da mesma forma, se pedalar com uma FC de 170bpm ou uma potência de 300watts por 2 minutos for um esforço Z4, talvez em um dia em que esteja motivado você consiga fazer os mesmos 2 minutos fortes com 180bpm de FC ou 350watts de potência.

Percebeu como basear os treinos em números pode nos limitar? Nosso corpo nem sempre reage da mesma forma aos estímulos dados. Muitos fatores influenciam nosso rendimento como noites mal dormidas, má alimentação, estresse ou sucesso no trabalho, problemas na família, semana de provas,  entre outras.

A metodologia adotada pela WS para controle de treinamento, dividida em 5 ZONAS, permite que o treino seja realizado independentemente do que você possa ter para te auxiliar. A frequênciacardíaca é muito interessante, mas para seu uso correto é necessário saber qual a sua Fcmáxatravés de teste específico  e a partir daí derivar as zonas de treinamento.

Quero deixar claro que não sou contra os frequencímetros, GPSs, pedômetros ou medidores de potência, nem que questiono a precisão deles, pelo contrário, uso e recomendo. Mas acredito que antes de olhar para o relógio você deve escutar e entender o que seu corpo está te dizendo!


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